“Mas é tão bonito!”

Não sei quanto a vocês, mas eu costumo ouvir muito a seguinte citação: “Que pecado, é tão bonito!” Já ouvi uma pessoa se referir assim para alguém que sofreu um acidente e ficou paraplégico, para uma pessoa que optou por usar drogas, por homens e mulheres homossexuais. “Um pecado um homem bonito desses ser gay”, ouvi certa vez uma mulher falar. E ai, porque é bonito não pode ser diferente?

As pessoas criam em suas cabeças uma imagem de perfeição sempre atrelada à beleza. Se for bonito, precisa ser um exemplo para a sociedade. Tem que ter saúde para dar e vender. Precisa casar com uma pessoa do sexo oposto e formar uma família linda e feliz, com uma casa branca, com janelas azuis. Uma coisa de filme, sabe assim?

Vemos esse exemplo vivo na über model-atriz-ambientalista Gisele Bündchen. Não basta ela ser bonita e bem sucedida. Ela casou com um homem bonito (tirou ele da ex-mulher, mas ela pode, sua perfeição permite), teve filhos lindos e posta fotos de uma felicidade quase irreal nas redes sociais. Aliás, acho que a vida dela é tão perfeita que onde ela vive nem chove. Já viram ela abaixo de chuva? Eu não.

Essa ideia de perfeição incomoda. Podem chamar de recalque, mas, sim, me incomoda. Não sou bonito e não sou perfeito. Estou numa multidão de pessoas, assim como 99% de quem ler esse post está. Trabalho oito horas ou mais por dia, tenho uma rotina intensa. Acredito ser competente e minha família é feliz. Mas não sou bonito. E ai? Se uma pessoa bonita tivesse a minha vida, ela seria mais digna de elogios que eu? E os meus defeitos, não seriam dignos dela?

Sim, pessoas bonitas podem fazer escolhas erradas, podem casar com quem acham que não deveriam, podem sofrer acidentes, podem ter os mesmos problemas que a nossa massa. E isso não é motivo para soltar um “Que pecado, é tão bonito”. Porque sofrer é humano e acontece o tempo todo, com todo mund. Ou seja, a não ser que a intenção seja se tornar um boneco, haverão problemas. Opa, mas pera aí. Não dizem que o Ken é gay? Ih, ferrou!

Tão bonito, mas...
Tão bonito, mas…

Deixe uma resposta

