Consumir moda no Brasil

Moda no Brasil é algo estranho. Se compramos um produto importado, pagamos caro pelos muitos impostos que acompanham os produtos. Se compramos algo produzido por aqui, pagamos caro pelos impostos internos. Daí nos deparamos com os produtos vindos da China, super baratos, mas com a tal carga do trabalho escravo. Se bem que, tem muita marca nacional que cobra o mesmo ou mais que as marcas internacionais. E ai, como faz?

Nem o fast fashion, conhecido no mundo por ser super em conta, funciona por aqui. Tente entrar numa loja da Top Shop no Brasil e encontrar as camisetas baratinhas que encontra-se no exterior. Nem a Zara consegue isso. Ah, a Zara também entra na história do trabalho escravo. Assim como a Le Lis Blanc. Ah, ontem descobriram sobre a M. Officer também. Ó, céus, ó vida.

Agora os filhos do presidente da Hering vão trazer de volta a Guess para o Brasil. Lembram da passagem meteórica da marca por aqui? Uma label que no exterior é quase fast fashion, por aqui chegou oferecendo jeans a preços de luxo. Imaginem, uma calça por R$ 500, tipo a Diesel, que também está em baixa. Durou dois anos. Agora há o retorno. O preço é mais em conta, segundo eles, a partir de R$ 199.

Segundo os donos, o povo não é burro pra comprar um produto três vezes acima do que pagaria no exterior. Lembrem-se: hoje em dia é fácil viajar. A primeira nova loja da marca foi no Cidade Jardim. Mas os sócios não querem focar no luxo. A produção será feita 70% no Brasil, para evitar os altos custos da importação. Algo como a Fiorucci fez quando entrou no país (a primeira marca internacional a aterrizar por aqui).

Consumir moda no Brasil é uma arte. Além de ser caro, precisamos procurar numa imensidão de tecidos vindos da China uma peça de boa qualidade e que valha todo o valor que pagaremos. E viva o trabalho artesanal, sempre difamado, mas provando que a qualidade do feito à mão e personalizado nunca sairá de moda.

Beijos.

Guess no Brasil

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