Sanguenozóio na loja

Britney sanguenozóio

Era início de mês. A fila para pagar contas estava cheia. De repente, de um canto da loja, começa-se a ouvir uma mulher berrando, urrando e implorando ao vendedor que trocasse o produto que lhe vendeu e, um mês depois, estragou. Ela tentava de todas as maneiras mostrar ao rapaz o problema, mas este insistia a lhe ignorar e dizia que ela deveria buscar outros recursos, que ele não poderia fazer nada.

Na fila, as pessoas a olhavam como se estivessem frente a frente com a Britney Spears enquanto batia num carro com o guarda-chuva. Ou com a Naomi Campbell ameaçando sua assistente. Esse é o efeito louca da loja. A pessoa tenta resolver seu problema civilizadamente, mas não consegue. O sangue começa a esquentar, esquentar, até que vai para os olhos e surge o famoso efeito “sanguenozóio”.

Quem nunca passou por isso? Quem nunca encarou um vendedor tentando lhe explicar um problema e esse fez de conta que o papo não era com ele? Ou então, pior ainda, sorriu e disse que não poderia fazer nada? E quando isso acontece pelo telefone, com um dos atendentes de telemarketing, que devem receber treinamento intensivo de como irritar a pessoa do outro lado da linha. A única solução plausível nesses casos (principalmente quando desligam o telefone na sua cara), é chutar a parede.

Minha vontade naquele momento era de dizer para aquela mulher que eu sabia o que ela estava passando. Que por várias vezes já fui tratado como um louco de loja. Que já ouvi várias desculpas esfarrapadas e tive que ficar quieto, até que o problema que eu anunciei se tornou tão grande, que se obrigaram a corrigir, sob ameaças de eu ativar o Procon?

Mas não o fim. Sabia de sua irritação. Sabia que quando foi comigo, o que menos queria era alguém me falando algo. Me contive com as palavras do senhor na minha frente: “Nesse país ninguém tem direito a nada até que se vá a justiça. E olha lá, com a nossa justiça”.

E assim a fila foi esvaziando e a pobre mulher foi embora, mas seu problema permaneceu.

Douglas

Um comentário sobre “Sanguenozóio na loja

Deixe uma resposta

