SPFW: balanço do dia 3

E lá se foi mais um dia de SPFW. Adoramos todas as apresentações de ontem. Os trabalhos foram mais autorais, mas equilibrados com o comercial. O maior exemplo disso foi João Pimenta, que geralmente faz desfiles quase shows, mas que dessa vez apostou no formato tradicional e em roupas usáveis. E acertou em cheio.

Fause Haten usou marionetes ao invés de modelos, o que surpreendeu o público. Ponto positivo. Mais um ponto por ele não ter cantado (hihi). A Neon mostrou uma influência oriental pop e fez uma coleção muito desejável, com peças ricas em criação. Destaque para os recortes das roupas de banho.

Fernanda Yamamoto criou uma mulher romântica e moderna. Acertou em cheio. E a Triton trouxe de volta sua apresentação masculina, que abriu o desfile. Roupas interessantes e usáveis, mesmo com o tal “efeito passarela”.

Ontem foi o primeiro dia que o preto e branco não predominou. O que temos certeza que pega até agora: o P&B, candy colors, roxo, mix de tecidos, aplicações para valorizar as peças e modelagens amplas (por mais que as brasileiras odeiem).

Vamos aos comentários dos desfiles.

FH por Fause Haten

desfile-fhporfausehaten-spfw-verao2014-015Fause Haten dispensou as modelos e usou fantoches inspiradas em top models como Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Kate Moss para apresentar sua coleção de festa.
O destaque foi para as saias dos vestidos, quase todas super armadas, inspiradas em princesas, tendência que apareceu nos desfiles de alta-costura do exterior. Babados, bordados e volumes conferiram graça às peças.
Na cartela de cores, uma mistura de branco, off-white, azul em tons claros e escuros, verde, roxo e amarelo. Chamou atenção o tom de rosa (foto), semelhante ao usado pela grife Christian Dior em seu desfile de High Couture.

Fernanda Yamamoto

desfile-fernandayamamoto-spfw-verao2014-008Fernanda Yamamoto criou uma primavera/verão 2014 para mulheres românticas e modernas. Estampas e aplicações de flores em tecidos leves e com modelagens amplas foram a maioria na passarela.
A cartela de cores foi composta por tons pastel, como violeta, azul celeste, nude e amarelo claro.
Na estamparia, xadrezes e poás, que as vezes apareciam em alto-relevo, com aplicações nas peças.

João Pimenta

desfile-joaopimenta-spfw-verao2014-019Acostumado a fazer desfiles performance, nessa temporada João Pimenta fez uma apresentação discreta, com looks fáceis de serem usados fora da passarela.
Quatro cores compuseram a cartela: branco, cinza, preto e vermelho. A alfaiataria tradicional foi misturada com peças esportivas, como jaquetas e calças de nylon.
Propondo uma elegância moderna, Pimenta mostrou calças justas, shorts ora curtos, ora até o joelho e blazeres acinturados.
Destaque para as estampas inspiradas em pinturas corporais indígenas e os bordados feitos nos ternos.

Água de Coco

desfile-aguadecoco-spfw-verao2014-002A linha praia proposta pela Água de Coco para a próxima temporada é inspirada na fauna e flora brasileira. Estampas de folhas, como a da bananeira, frutas, como bananas e caju e palha apareceram na passarela da marca. Na cartela de cores: verde, vermelho, laranja e dourado predominaram.
Além da linha banho, a grife propôs peças para o pós-praia, com vestidos em seda super fluidos e conjuntos de calça ou saias longas e top cropped.
Embora o efeito de estampas que imitava o artesanal fosse interessante, a marca não apresentou muitas novidades. Os desenhos de aves (araras e tucanos) e de praias e rios não tinham nada de inovadoras.

Neon

desfile-neon-spfw-verao2014-020A grife neon deixou a plateia eufórica nesta quarta-feira. A coleção inspirada em uma China moderna apresentou, entre outros looks, os clássicos da grife, como seus caftans e batas super coloridos.
Embora a inspiração tenha sido oriental, a tradução nas roupas não foi óbvia, exceto pelas estampas de deuses, os chapéus triangulares usados por quase todas as modelos e fechamentos com botões em diagonal, como vestes típicas chinesas.
Na cartela de cores, muitos tons vivos, como já é tradição da marca. Verde, roxo, laranja, amarelo e azul foram usados em looks totais ou misturados, principalmente nos caftans. A grife trabalhou mix de estampas, desde as orientais, até as com toque étnico.
Os destaques são os conjuntos, usados em quase toda a coleção, os top croppeds, que deixavam a barriga de fora (e estavam em muitos looks) e as roupas de banho bem elaboradas, com efeitos de sobreposição e recortes estratégicos.

Triton (masculino)

desfile-triton-spfw-verao2014-019Depois de algumas temporadas focando os desfiles apenas no feminino, a Triton decidiu voltar a mostrar as propostas para os homens.
No retorno deles, a inspiração veio da praia, traduzida em estampas de surfistas e coqueiros, bermudas com a mesma modelagem das de surf e peças amplas. Os tons claros ganharam pontos de cor em amarelo, azul, laranja e roxo.
Algumas calças e bermudas apareceram coloridas. No jeanswear a aposta da marca foi nas lavagens super claras.
Estampas imitando prismas em um fundo preto começavam a dar o tom espacial, que foi desenvolvido na coleção feminina.

Triton (feminino)

desfile-triton-spfw-verao2014-062A coleção feminina da Triton teve fortes referências em viagens espaciais e no futurismo. Cortes retos e assimétricos, modelagens amplas e ombros marcados (ora pontudos, ora arredondados), deram a tônica do desfile.
Para feminilizar os shapes largos, a cintura apareceu marcada muitas vezes, pepluns (quase sempre assimétricos) davam o acabamento a saias e calças; rendas e transparências arrematavam as peças.
Na cartela de cores muitos tons suaves, como amarelo, salmão e rosa fraco. Na estamparia, grafismos, tie dye, flores e folhas miúdas.
Destaque para os conjuntos, que continuarão sendo uma aposta certeira na primavera/verão 2014.

Nem nos tocamos que não falamos do desfile da Água de Coco na introdução. Foi um desfile que… que… que… foi. Passou. Uma coleção muito inferior a anterior apresentada pela marca (inspirada em Istambul). Poderia ser melhor, com referências menos óbvias e usando elementos menos gastos, como araras e tucanos.

Por hoje é isso.

Beijos,

Douglas e Gabriela

Um comentário sobre “SPFW: balanço do dia 3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s