Guia para tirar manchas de roupas – by Douglas Petry

COmo tirar manchas de roupas“Lava, lava, lava, esfrega, esfrega, esfrega”

Esse refrão é quase um hit para quem entra no apuro de ter que limpar uma roupa que sujou e manchou. Tem vezes que água e sabão não bastam para a peça ficar limpinha e precisamos usar alguns truques e artifícios para a lavação dar certo.

Esse post surgiu de um desabafo que a Gabi fez no Facebook…

“Era uma vez uma menina de alpargatas claras. Ela foi para o campo fazer uma produção (de uma só fotinho). Suas alpargatas ficaram escuras. Ela as deixou de molho, não adiantou. Passou Vanish, não adiantou. Esfregou por meia hora e ainda não adiantou. Agora, a menina de alpargatas pergunta: o que fazer para tirar essas malditas manchas?”

Para acabar com o desespero dela (e de mais um monte de gente que entra em pânico quando mancha a roupa), peguei o livro “Sebastiana quebra-galho” do armário e procurei umas dicas super úteis de como tirar manchas bem específicas.

Vamos começar com a lama, que é o problema da colega: se for tecido claro, lavar com água fria e depois com água misturada com vinagre. Em casos de tecido escuro, esperar que ela seque e, em seguida, limpar com escova áspera.

Batom: antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

Café (muito útil para quem trabalha com comunicação e é viciado): manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Ferro de passar (quem nunca foi atender o telefone “rapidinho”?): manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.

Gordura: molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas.

Mofo (perfeito pra troca de estações, quando resgatamos aquelas peças guardadas): enxágue o local com 1 colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Em manchas mais difíceis de sair deve-se deixar a peça de molho em água bem quente com sal, até que a água esfrie. Em seguida, exponha ao sol, colocando sobre a mancha suco de limão e sal, deixando por horas. Depois lave normalmente.

Sangue (porque, né?): lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.

Suor (principalmente aquela pizza debaixo dos braços): Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.

Caneta (útil pra quem trabalha em escritório e pra jornalista descuidado – tipo eu): esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.

Vinho: lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho for derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.

Post de utilidade pública, daqueles pra imprimir e resgatar na hora do desespero, hein?

Beijos,

Douglas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s