Meu amor por alpargatas – by Douglas Petry

Venho por meio deste post fazer um desabafo/confissão: estou perdidamente apaixonado. Mas não, não se trata de uma pessoa. Minha amada (ou minhas amadas) é um par de alpargatas que comprei ontem.

Pra quem não sabe, alpargata é isso aqui:

E essa é a minha:

As alpargatas são muito comuns aqui no Rio Grande do Sul. São geralmente usadas com bombacha pelos gaúchos pilchados. Mas a história do produto vai muito além daqui.

O nome original é espardenyes, e tem registro de 1322. Dizem que ela foi inspirada nas sandálias egípcias e tinham como função proteger os pés do sol e dar conforto para os missioneiros, que percorriam longos trajetos a pé.

Hoje, fazem parte do traje típico de alguns países, como Espanha, França, Argentina e Chile. Existe uma grande variedade de alpargatas, mas as mais conhecidas são as comuns (como das fotos) e as de amarrar na perna, muito usadas por dançarinas.

É comum ver pessoas usando modelos de alpargatas nas praias francesas (a Fê que disse), mas aos poucos começaram a aparecer nas passarelas e coleções de grandes grifes (até a Chanel fez). No Brasil, prometem virar febre nesse verão. Alguns modelinhos estão começando a aparecer nos pés dos antenados, em looks super descolados.

Eu curto usar com bermudas, fica mais descontraído. Mas nada impede que se combine com uma calça jeans (hoje vim trabalhar assim), ainda mais se a barra estiver dobrada.

A marca do momento (pelo menos na minha cidade) é a Perky. A minha, inclusive, é dessa marca, e paguei R$ 99,90. Olha alguns modelos:

Eu super queria esse, mas a numeração vai só até o 39. #chatiada

Modelo com spike, dentro da maior “tãndãncia” dessa temporada.

Um modelinho branco e neutro “must have”!

E ainda tem um tipo que estou desejando muito, que é com pintura em tie dye. Aqui na minha cidade, quem faz é a Claudinha Lima, que é especializada nesse tipo de trabalho. Estou atrás dela pra comprar um par.

Alguém duvida que as alpargatas serão meu calçado oficial pra esse verão? Não saem mais do pé!

Beijos,

Douglas

Deixe uma resposta

