Aceita um chá? Meet, da Univates #evento

Vamos tomar um chá? É assim que as alunas do curso de Design de Moda da Univates convidam a todos para o Meet, evento que ocorre na terça-feira, dentro da programação da Semana Acadêmica, que ainda terá outras atrações na segunda, quarta e sexta-feira.

O Meet começa às 14h, com um workshop do estilista Mario Queiroz. Às 19h, ele dará uma palestra sobre tendências. Às 20h 30min, se juntará, numa mesa redonda, à estilista Greice Antes, ao designer LuIs Fernando Pippi, do portal UseFashion, e à Carolina Leal Lima, da empresa Cogumelo.

Para encerrar a noite, as alunas apresentarão o desfile conceitual Chá, desenvolvido durante as aulas de uma oficina no primeiro semestre de 2012.

Abaixo, vejam o bate-papo que tivemos com a Camila Tietz, coordenadora do curso.

It: O evento marca algum momento especial do curso?

Camila: Ele é resultado de um projeto que surgiu dentro da Univates e que privilegiou uma série de cursos, entre eles o de Design de Moda. O projeto chamado de Qualifica, que tem como proposta uma melhoria na qualidade de ensino, veio tornar viável algo muito importante para os cursos envolvidos, que é promover e mostrar para a comunidade o trabalho realizado pelos alunos, além de propor um encontro de saberes entre áreas de conhecimento diferentes. Por isso o projeto não marca um momento específico do curso, mas sim vem para abrilhantar e complementar o trabalho que já está sendo realizado pelos alunos até agora.

It: De onde surgiu a ideia?

Camila: Consideramos que é fundamental para os alunos do curso o contato com a produção de moda, styling e produção de um desfile conceito. Como papel da Universidade vejo também a importância de possibilitar ao aluno a experiência de errar e poder ousar de forma não comercial, sem uma preocupação com vendas por exemplo, coisa que depois no mercado não será possível. Além disso, trabalhar em grupo e interagir com outras áreas, bem distintas também gera um enorme crescimento e possibilidade de aprendizagem. Para contemplar tudo isso, pensamos em elaborar um projeto que possibilitasse esse crescimento e nada melhor do que um evento de moda completo, com um palestrante renomado, que é o Mario Queiroz, uma mesa redonda organizada de forma descontraída e informal, totalmente acessível aos alunos e participantes e por último uma mostra dos trabalhos desenvolvidos através do Desfile Conceito do MEET Aceita um Chá?

É importante salientar que todos os trabalhos de alunos que estarão sendo expostos ou desfilados foram realizados dentro das disciplinas dos cursos e trabalhados em cima do conceito chá ao longo do semestre passado e do semestre atual.

It: Por que a união de vários cursos?

Camila: Uma única área não contempla tudo que um evento de moda necessita. É fundamental a participação do Design na produção de material gráfico, da comunicação na área de fotografia, vídeos, planejamento de mídias bem como relações públicas do evento e por fim da Estética na parte de beleza. Além disso é fundamental para o aluno e futuro profissional saber trabalhar de forma integrada e conjunta com as mais diversas áreas, por isso estão envolvidos os quatro cursos, para a aprendizagem multidisciplinar.

It: Por que a escola do Mario para palestrar e realizar o workshop e a palestra?

Camila: O Mário é um designer que trabalha principalmente com moda que já possui uma longa trajetória, atua na moda brasileira desde os anos 80, tem uma marca masculina de moda muito bem sucedida, que ele desfila no SPFW, agora também está trabalhando o masculino e é excelente pesquisador de moda.

Além disso o Mário tem uma visão acadêmica muito boa por ser ligado à área, é doutor em Semiótica da Comunicação pela PUC-SP, possui livros publicados, atuando como professor e sendo hoje o diretor de moda do IED SP.

Seu trabalho possui diálogo com outras áreas do design, desenvolvendo luminárias para Dominici, sofás para a marca Dpot.

Além disso é muito acessível, comunicativo e fantástico ao planejar coleções de moda, sem dúvida fará muitas trocas com o público presente.

It: E os outros convidados, qual a importância de cada um?

Camila: Os nossos outros convidados vem compor um panorama da moda nacional e também gaúcha.

A Greice Antes tem representado muito bem a moda gaúcha, sendo criadora de coleções com inspirações maravilhosas, que vão de Iberê Camargo, passam pela música, vinho e que já realizou trabalhos no exterior também, mais precisamente em Londres.

O designer Luis Fernando Pippi é o irrequieto proprietário do Pippi Design Studio e trabalha já há 12 anos na área, desenvolvendo projetos gráficos para a linha têxtil e de acessórios, padronagens, identidade visual e papelaria, ilustrações e soluções criativas para a publicidade.

O Usefashion, que faz um trabalho qualificado na área de tendências de moda e a Carolina Leal Lima, que veio recentemente de uma temporada em Milão e é proprietária da empresa Cogumelo Gestão Criativa, empresa que visa orientar a criação seguindo o mesmo conceito do início ao fim, agregando valor e diferencial à marca e ao produto.

It: Sobre o desfile, o que será apresentado? Será seguido um conceito? A produção é total das alunas? O que pode ser destacado?

Camila: O Desfile é conceitual, elaborado em cima da temática chá. MEET significa encontro e nada melhor do que o chá para acompanhar um encontro, matar saudades, etc. A produção é totalmente realizada por alunos dos cursos. Acho que o grande destaque é toda a poética que envolve o tema e será apresentada na noite, cada aluna trabalhou dentro da temática um conceito próprio e autoral referente ao chá, o que torna os trabalhos muito pessoais e diferentes um do outro.

It: Há quanto tempo o curso existe e quantos alunos tem atualmente?

Camila: O curso completa no início do próximo ano seu 2 ano, suas atividades tiveram início no primeiro semestre de 2011. Possuímos cerca de 80 alunos.

It: Do que tratam as exposições? Elas ficarão disponíveis após o evento?

Como ocorre também nossa segunda Semana Acadêmica e a Semana Acadêmica do curso de Design, estarão acontecendo exposições no prédio 9 e no hall do prédio 11 referentes ao MEET. São muitos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos que forma inspirados no MEET, entre eles exposições fotográficas, exposições em tamanho real de indumentárias, entre outros.

O Meet é gratuito e aberto para toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site da Univates: www.univates.br/eventos no link do MEET, o workshop do Mário também é aberto a todos.

Confira também a programação completa da semana acadêmica do curso de Design de Moda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s