O corpo perfeito existe? – by Erika Ceglia

Eu sou alta e magra por natureza. Na época da escola era debochada por isso. Girafa, Olívia Palito, compridona e limpadora de cano foram apenas alguns dos apelidos carinhosos dados a mim pelos colegas de escola. O mesmo era feito com quem era baixinho, gordinho, ou tinha algo que fugia ao padrão estético criado na cabeça dos “populares”.

O tempo passou e eu aprendi a lidar bem com o meu corpo. Sei que sou alta e assumo mesmo. Sei que não engordo nem comendo Mc Donald’s todos os dias (acreditem, eu fiz isso por dois meses), mas não me afeto por isso. Aliás, minhas amigas – principalmente as modelos – dizem que morrem de inveja disso.

Se hoje existe um mito de corpo perfeito, qual é ele? Visual é uma coisa muito pessoal. Cada um tem o seu e cabe aos outros respeitarem isso. Gosto é outra coisa muito individual. Quem disse que eu vou achar bonito o que você acha?

Resolvi escrever esse post depois que ví essas fotos da Lady Gaga, mostrando ao mundo que não está gorda.

Gorda? Para o olhar de alguns, talvez sim. Para o padrão de corpo que ela tinha, pode até ser. Não me apavoro em ver a Lady Gaga com o corpo mais cheinho, nem com a calcinha que acaba com o corpo dela, mas sim pelo fato de ela dizer que tem anorexia desde os 15 anos. Quem imaginaria que uma estrela do pop como ela, que canta sobre a autoconfiança e conquistou uma legião de fãs em pouco tempo, sofreria de uma doença dessas?

Mais impressionante do que ela vir a público contar esse fato, é o escândalo feito pela mídia em cima disso depois de ela ter engordado 10 quilos. Na contramão, surgiu outra polêmica: a modelo Karlie Kloss posou para a revista Numéro. Ela, que é conhecida pela magreza excessiva, teve suas fotos manipuladas, mas não para ficar mais magra, e sim mais cheinha. Olha a comparação:

Acho que já passou da hora de pararmos com essa loucura de padrão de corpos. Isso incita cada vez mais a mulherada a pirar numa meta quase impossível, de ter um corpo inimaginável e ser a dita mulher perfeita.

Trabalhando com modelos lindas, vejo que a maioria passa por retoques. A dúvida que eu tenho é: existe o corpo perfeito?

Beijos,

Erika

Deixe um comentário

