Um café com elegância – by Camila Brasil

A imagem acima está rolando pelas redes sociais. A placa é de um café francês, que oferece desconto para os clientes educados, que pedem por favor na hora do pedido. É uma valorização para quem tem algo raro hoje em dia: educação.

Eu amo Paris. Uma das épocas mais gostosas da minha carreira de modelo foi quando morei lá. A beleza e o peso cultural daquele lugar me encantava muito, mas as pessoas me espantavam um pouco. Quem vive por lá não faz muita questão de ser simpático com estrangeiros.

Já ouviu falar que eles odeiam dar informações? Pois é verdade. E quando elas são pedidas em inglês, então, eles têm pavor. Em bares e restaurantes o atendimento é naturalmente ruim. Garçons e atendentes fazem questão de serem grossos com os clientes. Até por isso me surpreende ver uma placa dessas num estabelecimento de lá.

Mas infelizmente a falta de educação não se limita aos franceses. Devido a compromissos profissionais, tive que voltar a viver umas semanas em São Paulo. E estou apavorada de como o povo daqui anda, de certa forma, impaciente, e não receptivo. Um dia fui tomar um café e não me decidi na hora no tipo que iria tomar. O garçom, nada simpático soltou: rápido, por favor. Eu não tenho todo o tempo do mundo!

Como assim??? Eu sou a cliente. É a obrigação dele ter todo o tempo que eu precisar. Infelizmente não é essa a visão que a maioria das pessoas têm. O mau atendimento é quase um pacote que vem junto com as grandes cidades. São raros os estabelecimentos que se preocupam com isso. Os que fazem, geralmente pedem a avaliação dos funcionários para os clientes, para garantir a qualidade.

Digo isso porque, assim como o café deu descontos para quem fosse educado, acho que o cliente deveria poder escolher se dá ou não a gorjeta que muitos restaurantes nos obrigam a dar aos garçons. Acredito que isso seja uma maneira de aumentar a qualidade dos atendimentos.

Afinal, um pouco de educação não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Beijos,

Camila

Deixe uma resposta

