Vale a pena comprar importados pela internet? by Gabriela de Oliveira

Comprar produtos importados sem sair de casa é tentador, né? Se antigamente dependíamos das amigas que viajam para o exterior, vulgo sacoleiras, para comprar esses produtos, ou rezávamos para alguma loja importá-los, hoje, com a internet, o acesso é bem mais fácil.

Adquirir aquela roupa de uma grife que ainda não chegou por aqui, ou chegou, mas está com um preço bem mais alto que no exterior, uma linha de maquiagens inedita, ou eletrônicos por preços bem mais acessíveis, é fácil pela internet. Várias marcas têm suas lojas on line e entregam no Brasil.

Mas tanta acessibilidade assim vale a pena? Em alguns casos vale. Primeiro você deve levar em consideração quanto vai gastar. Além de pagar o valor em dólares ou a moeda do país escolhido (alguns cartões de crédito cobram pela conversão do real para outras moedas), você terá que pagar um frete salgado (quanto mais distante, maior o valor) e corre o risco de ter que pagar imposto.

Como funciona o imposto: as compras entre 50 e 500 dólares podem ser taxadas em até 60% do valor.

Sim, o Brasil é um dos piores países para quem quer importar. Por isso que as lojas internacionais que abrem por aqui, cobram tão caro.

O que vale a pena comprar pela internet (de fora do país) na minha opinião: roupas e maquiagens super exclusivas, que você não vai conseguir comprar no Brasil em hipótese alguma, ou então que tenha um preço bem abaixo dos encontrados aqui (mas sempre lembrando de somar preço + frete + imposto), eletrônicos super baratos, ou objetos que custem menos de 50 dólares, que não correm o risco de serem taxados.

Outro perigo é sua compra ficar presa na alfândega. Já aconteceu de eu comprar um jogo de sombras e ele ficar retido na Receita Federal. Segundo o atendente com quem falei, foi porque eles não sabiam o que eu iria fazer com o produto. Pra receber ele, levei um mês dando explicações (além de um mês de espera no transporte). Também vale atentar para isso: quanto maior for o pacote, mais perigoso é acharem que você quer dar uma de moambeira e vender produtos importados por aqui. Por isso, vale mais fazer compras pequenas, ainda mais quando o frete for grátis, daí sim dá pra fragmentar tudo.

Alguns produtos são livres de impostos, não importando o valor da compra. Entre eles estão livros, jornais e revistas. Ou seja, dá pra assinar sua revista favorita, sem preocupações.

Espero ter esclarecido um pouco sobre as vantagens e desvantagens de comprar produtos importados pela internet. A dica é válida, principalmente se levarmos em consideração que esse tipo de transação cresceu 300% nos últimos três anos no Brasil.

Beijos,

Gabriela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s