Do Começo ao Fim by Camila Brasil

“Tente não chorar assistindo esse filme”. Foi assim que uma amiga me apresentou Do Começo ao Fim, um dos filmes nacionais que menos recebeu mídia nos últimos anos, mas que foi um dos melhores. Pra conseguir assistir, tive que fazer uma verdadeira manobra, pois não encontrei pra comprar em lugar nenhum, nenhuma locadora tinha para alugar e a única amiga que poderia me emprestar mora MUITO longe. O jeito foi assistir pelo Youtube.

O filme conta a história de dois irmãos por parte de mãe, muito próximos na infância. A relação é de afinidade, chegando a intimidade. E desde essa época a família se preocupa com tamanha proximidade. Quando adultos, a mãe morre e, com o pai se mudando de casa, os dois acabam vivendo sozinhos e desenvolvendo a intimidade, se descobrindo homossexuais e apaixonados um pelo outro, o que fica mais claro quando precisam se afastar.

A história vai além do homossexualismo. Embora, muitas vezes, quem está na poltrona se sinta desconfortável com o fato de ocorrer um incesto, a história é linda e emocionante. Poucos filmes nacionais me tocaram como esse. Quem decidir assistir, se livre de qualquer preconceito. Na verdade, a narrativa só abre os olhos pra toda uma questão social. O que nos faz amar uma pessoa? E o que nos faz amar uma pessoa mais do que devemos?

A sociedade tem certos pudores que impedem as pessoas de considerarem uma história assim como algo que não choque. O pior é que, com certeza, muita gente passa pelo mesmo dentro de sua família e prefere fechar os olhos. A questão parece irreal e até mesmo pornográfica ou pecaminosa (pelo olhar religioso), mas a sutileza que é tratada no filme, nos mostra que os envolvidos não são aberrações e que o sentimento é o que mais conta.

Enfim, minha dica é esse filme. E, como a minha amiga me falou: tente não chorar vendo esse filme. Principalmente na cena do diálogo abaixo, que foi o ápice da história pra mim.

– Eu te amo

– Por que você me ama?

– Eu te amo porque você é meu. Eu te amo porque você precisa.

– Eu também te amo

– E por que você também me ama?

– Eu te amo porque pra entender o nosso amor seria preciso virar o mundo de cabeça pra baixo.

Tente não se emocionar!

Segue abaixo o trailer e (mesmo eu sendo totalmente contra a pirataria, mas tendo em vista a dificuldade de conseguir comprar o filme) o filme completo.

Beijos,

Camila

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s