A força da música na moda by Douglas Petry

Impossível falarmos de moda sem citar a música. O que seria do estilo dos anos 50 e 60 sem o rock? Dos 70 sem as discotecas? E dos 90 sem o punk e o hip hop? Isso sem falar em grandes ícones da música que se tornaram inesquecíveis pelas roupas e beleza.

Foi assim com Elvis Presley e seu topete. Com os Beatles e os ternos slim, com gravata fina. Com Madonna e seu inesquecível sutiã de cones. Sem falar em Michael Jackson com suas calças curtas, ombros mega marcados e muito brilho (sem contar a jaqueta de couro vermelha, eternizada no clipe de Thriller).

Hoje, principalmente com a ascendência digital, onde a informação corre o mundo em um segundo, artistas imprimem seu estilo na moda e influenciam uma legião de fãs e grupos de estilistas e formadores de opinião.

Um dos estilos mais marcantes da música atual foi o de Amy Winehouse. Que atire a primeira pedra a menina que nunca pensou em usar os olhos super delineados como ela? Se vocês estava por dentro do mundo fashion quando ela explodiu e fez sucesso (lá por 2008), com certeza sabe como esse olhão marcado fez sucesso.

E foi na mesma época que os topetes começaram a ser usados. O dela, super exagerado, que mais parecia um ninho de abelhas, influenciou outros, mais discretos, de meninas do mundo todo.

Sem falar no estilo ora cinquentinha, ora sessentinha, adotado por ela. A cintura super marcada, as saias mega rodadas. E as sapatilhas de bailarina? Quando parecia que não tinha mais nada que ela pudesse influenciar, elas se tornaram febre. Teve muito sapateiro fazendo festa por aí depois que as girls começaram a levar os sapatinhos de dança nos ateliers para pôr uma sola que desse para usar todos os dias.

A imagem de Amy se tornou sua marca registrada, embora ela tenha acabado com isso durante suas loucuras de drogas e álcool. E mesmo depois de morta, ela mexeu com o mundo da moda, afinal, Jean Paul Gaultier apresentou uma coleção de alta-costura inspirada nela, pouco depois da cantora ir dessa para uma melhor.

Dona Lady Gaga tem seu estilo louco de ser. Já vestiu desde um vestido de bolhas de plástico, outro com os personagens do Muppets, chegando a um modelito de látex que mais parecia uma camisinha enorme. Não posso deixar de citar o modelito bizarro feito de carne. Esse vence de todos os outros!

Na verdade, ela usa o que há de mais estranho e diferente no mundo da moda. Tanto que seu estilista preferido foi, desde sempre, Alexander McQueen. Gaga gosta de causar impacto e vira notícia a cada aparição.

Sua maior colaboração para a moda, na minha opinião, foram as hot pants. Ela usou e abusou delas no começo da carreira (lá em 2009) e desde então elas adentram nas mais diversas coleções. Aqui no Brasil, prometem ser febre nesse verão.

Também é impossível não falarmos que ela apostou muito nos metalizados, que estão cada vez mais fortes.

Gaga sabe criar uma imagem de impacto como ninguém. Usa o que poucos teriam coragem (assim como Madonna na juventude – pena que essa mudou) e acaba abrindo os olhos das pessoas para o diferente, tornando isso possível.

Lana Del Rey se tornou queridinha da música indie e dos fashionistas no começo desse ano. Com um estilo vintage/romântico, chegou para roubar um pouco os olhares, que estavam todos voltados para Adele.

Nunca se viu tanta menina a fim de ficar ruiva, como nessa época. Parecia um inconsciente coletivo (o mundo da moda adora essa expressão. Eu odeio), mas não, era ela que, mesmo sem ninguém perceber, influenciava. Vai dizer que esse jeito romântico e forte ao mesmo tempo não conquista?

Outra característica de Lana é usar looks total white. Não que isso seja novidade no mundo da moda. Mas ela se apropriou disso e tornou sua marca registrada.

Agora, junto com Adele, ela está imprimindo a força do topete (ele de novo) na beleza.

Agora é esperar a próxima figura pop a surgir e ver o que ela trará para o mundo da moda.

Beijos,

Douglas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s