Helen Rödel na Casa de Criadores by Douglas Petry

Helen Rödel é minha conterrânea. Já falei dela por aqui e do trabalho incrível que ela desenvolve com crochê e tricô. Ela fazia esses trabalhos manuais já na época em que ninguém valorizava isso, e foi mostrando talento e capacidade de crescer, ao passo em que essas técnicas reconquistavam seu espaço.

Não é pra menos que hoje Helen seja referência no assunto e tema de reportagens e mais reportagens sobre os trabalhos manuais, que ocupam páginas desde revistas como Harper’s Bazaar, à Época.

O trabalho dela encanta pela perfeição. Caso você tenha a oportunidade de chegar perto de uma peça produzida por ela, repare nos detalhes. O ponto pipoca, muito usado por ela na sua coleção anterior, como ela mesma diz, lembra muito um campo.

No verão, apresentado pela primeira vez na Casa de Criadores, em São paulo – a realização de um sonho, segundo ela – foi encantadora. Impossível não atrair os olhares para a pedraria, aplicada em tramas em que cada pedrinha foi colocada uma a uma no fio de náilon. Um trabalho de mestre, que exige muito tempo.

As tiras, que já apareciam na coleção anterior, vieram multicoloridas, numa técnica em que são feitas separadas e depois trançadas na moulage, usando o mínimo de costuras possíveis.

Os pontos de Helen são ricos. Num tricô bicolor usou um chamado olho de lince e em outras peças, atingiu formatos com textura de colméia.

Trabalhos desse tipo são para poucos. Mas Helen o faz com maestria. Uma profissional encantadora, simples e hábil, que aprendeu muito na prática e sabe criar efeitos dignos de exposições de arte.

Beijos,

Douglas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s