Beachwear 2013

Enquanto nós nos preparamos para dizer adeus ao verão 2012, e ainda curtimos uns dias de praia e piscina, outros começam a planejar o que vestirão nas ocasiões que pedem pouca roupa em 2013. Esse é o caso do Grupo Rosset, que é considerado o maior da indústria têxtil da América Latina e lança a cada temporada de verão o livro Estilo de Vida nas Praias Brasileiras.

O EVPB é um guia com ideias e conceitos praianos brasileiros. Do comportamento e interesses da sociedade, o grupo tira as cartelas de cores, padrões e modelagens que mais serão usados pelas grifes de moda praia durante o ano.

Para 2013, ano em que várias apostas de 2012 serão recicladas, o Rosset percebeu que seis linhas conceituais guiarão as tendências. São elas: o Relax, que se preocupa mais com a estética do que com a funcionalidade; a Simplicidade, com valorização da cultura do mar; o Sonho, refletindo paisagens de sossego; o Rio, que se inspira na maior ditadora de beachwear do mundo; a Trip, ligada às tribos do surfe e da música; e a tradição, apostando na valorização do artesanato. No fim do post coloco como cada uma delas se traduz.

Disso tudo, o que sai é o seguinte: Em 2013 a moda praia terá mais sofisticação e glamour, que vem em tecidos dourados, design superelaborado e aplicações de pedras. A aplicação de materiais, como plumas, detalhes pesados e materais nobres, como o cristal, serão uma forte tendência.

Inspirados nos índios, muitas estampas trbais e étnicas continuarão, inclusive o navajo. O floral virá pequeno, em forma de estampa liberty. Em contraponto, o tropicalismo, com sua fauna e flora exuberante, continuará aparecendo muito.

FOTOS: Adriana Degreas/2012

Confira a que grupo cada tendência pertence.

Relax: é atmosfera resort, na qual a mulher busca mais a estética do que a funcionalidade. Nesse universo, estão os que pensam praia dentro do conforto do resort.
tradução: glamour, luxo, e harmonia estão presentes nos tons de dourado com brilho, assim como o animal print, as texturas e os drapeados.

Simplicidade: inclui a tribo dos amantes do mar e da praia, que gostam da cultura do mar e tudo o que diz respeito a ele.
Tradução: nos padrões de tecido e modelagens, está o charme da simplicidade praiana, como as estampas navy, os detalhes que envolvem nós de marinheiros, as folhagens e as listras.

Sonho: uma paisagem idílica, com muito sossego e integração com a natureza resultou em uma gama de estampas que lembra a aurora boreal e o fundo do mar.
Tradução: os aviamentos empregados remetem a formas orgânicas e as modelagens são maiores.

Rio: o Rio de Janeiro é o laboratório de moda praia para as areias do mundo.
Alegria sem pretensão guia essa inspiração.
Tradução: entre as tendências desse mundo estão as estampas bacanas como o floral miudinho ( que lembra a estampa liberty).

Trip: entra o universo do surfe e da música. Os praianos que andam em turma, os corpos sarados, as tatuagens, as coloridas pranchas de surfe.
Tradução:  estampas florais de inspiração haiavana, motivos tropicais, blocos de cores.
Modelagens são mais amplas.

Tradição: desse cenário bucólico participam o artesanato brasileiro, as palmeiras, jangadas, fauna e floral.
Tradução: na moda praia tudo isso foi traduzido nas padrões tribais, étnicos.

Enfim, minha gente. Pode ser meio adiantado para falarmos do próximo verão. Mas achamos pertinente, pois, brasileira adora um biquini, né? Então, prepare-se para o próximo verão e drible os dias de calor na cidade do atual!

Beijos e abraços,

Douglas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s