Uma boa ideia!

Blogar não é uma obrigação para mim. Não é o número de acessos ou o retorno financeiro que o blog pode me dar que me fazem sentar na frente do computador todos os dias e escrever, fazer montagens imitando páginas de revista e afins. Mas sim, a oportunidade de desenvolver a minha criatividade.

Sempre fui criativo. Desde criança me imaginava num mundo à parte, geralmente dos filmes e programas de TV que via. Depois de adulto não é diferente. São diversas coisas que me ajudam a desenvolver as minhas criações. Fotografias, revistas, músicas, programas de TV. Passo o dia buscando inspirações. Acho que, como jornalista, isso é minha obrigação. Nada mais chato para o profissional e para os leitores do que aqueles assuntos comuns, batidos, que todo mundo já falou um dia.

Fiz essa introdução pra mostrar o vídeo “De onde vêm as boas ideias”, do autor americano Steven Johnson. Nele, o cara traça um panorama de onde costumam surgir as tais boas ideias. Ele, inclusive, fala que elas demoram em média de dez anos para vingarem, a exemplo da Internet. Levando em consideração que o It já tem dois anos, daqui a uns oito, devemos ser sucesso total, né? Hehehe…

Mas acima de tudo, ele ressalta que as boas ideias costumam surgir de trocas de experiência. E nisso, eu concordo plenamente! Todos já devem ter ouvido aquela frase: Ninguém faz nada sozinho. Né? E se ninguém faz nada sozinho, jornalista faz menos ainda. Precisamos de pessoas, histórias e muita ajuda para criar aquilo que escrevemos. É uma troca constante que nos faz ter sempre boas ideias e aumentar a criatividade.

Hoje em dia recebemos tanta informação de todos os lados, que as vezes parece que a nossa cabeça vai explodir. Nisso, esquecemos das trocas necessárias para criarmos um pouco mais, irmos um pouco mais longe e recebermos o incentivo que precisamos. É isso que nos faz mudar o foco do que estamos fazendo e vermos a situação de fora, as vezes com mais clareza e melhorando o sistema.

Por isso que eu desejo que todos tenham cada vez mais trocas e boas ideias!
Beijos e abraços,
Douglas

Deixe um comentário

