Inverno 2012: SPFW, dia 1

Cá estamos nós, depois dos quatro primeiros desfiles do São Paulo Fashion Week, edição de inverno 2012. Nesse primeiro dia, tivemos apresentações muito boas e equilibradas, tirando apenas alguns deslizes e atrasos (todos beirando 40 minutos). Mas no geral, com certeza o título de “chave de ouro” que escolhemos, vale e muito!

Nada de muito revolucionário foi apresentado. As formas que já apareceram mais soltas no Rio, permanecem assim, mas muito bem trabalhadas. Outros, como a Tufi Duek, apostaram mais no estilo lady like, vindo de Marc Jacobs, da Louis Vuitton. O conforto e proteção, tema abordado principalmente na Cantão, na temporada carioca, aqui foi bem representada pela Osklen.

Vamos a um resuminho de cada uma delas?

Priscilla Darolt se inspirou em objetos russos antigos (incluindo as jóias pesadas), inclusive de czares, vistos pela equipe de criação numa visita a museus na Europa e tirou um pouco o foco da marca na roupa mais esportiva e apostou em looks dignos de festas nortunas.
Apostando principalmente no vermelho rubi e pontuando com o mesmo tom queimado, bege, caramelo, cinza e pretos, a coleção traz estampas trabalhadas com muita pedraria. Destaque para o veludo molhado, que surgia devorado, pontuando as roupas com transparências.
As formas não eram nem tão soltas, nem tão estruturadas. As saias eram no comprimento midi. Enquanto alguns looks tinham o estilo solto dos pijamas, jaquetas contrastavam com ombros marcados, elevados e retos.

Com certeza a aposta em brilhos feita por Eduardo Pombal, que se inspirou na lua , no estilo de Mugler nos anos 80 e no sportswear para criar a coleção de inverno da Tufi Duek, foi mais do que acertada.
Em tons pretos, verdes oliva, cinza metalizados e off-white, o brilho foi a estrela  (bem assim, com obviedade), do desfile.
O estilo lady like tinha formas super justas, vestidos midi, cintura mega marcada – nada democrática -, e ombros estruturados, que criavam um mix interessante, que resultou em looks sexies, misteriosos e poderosos.
Pombal optou por trabalhar com muito (mas muito mesmo!) paetê, gaze dupla, tela de paetê sobre lã, algodão duplo e malhas duplas.


A dupla Andrea Ribeiro e Giselle Nasser, que se inspiraram na selaria para criar a coleção de inverno da Cori, começou o desfile acertando, com looks esportivos. No entanto, a partir de um momento, começaram a misturar materiais demais e não conseguiam amarrar bem à referência principal da coleção.
As formas que contornavam o corpo, foram unidas a calças, vestidos com comprimentos tanto acima quanto abaixo do joelho, shorts e hot pants. Muita informação pra um desfile só.
Nas cores marrom, preto, verdes azulados e camelo e nos materiais, couro (as vezes com aspecto de molhado), lã mescla alpaca, musseline de lã, renda de lã, algodão moleskin e lã kashmere aveludada.
Um dos acertos das estilistas foi apostar nos acessórios diferentes que marcaram a primeira fase do desfile.


Para encerrar a noite, a Osklen, comandada por Oskar Metsavaht, veio inspirada em reflexões sobre a Agenda 21 e o envolvimento de Oskar como embaixador da Unesco na Conferência das Nações Unidas RIO + 20.
No clima ambientalmente correto, a grife apresentou na passarela vários e-fabrics, como o couro de peixes – Salmão e pirarucu -, seda, tricô e gorgurão orgânicos. Além disso, lã, veludo de seda, couro, chamois, neoprene, organza de seda, moletom e pele sintética compuseram a cartela de materiais usados pela grife. Em alguns looks, vários deles foram usados ao mesmo tempo.
As formas eram soltas e confortáveis. Leggings contrastavam com calças largas e os tops eram, na maioria das vezes, compridos e largos.
A cartela de cores tinha verde militar, azul, vermelho, laranja, preto, cinza, marrom e dourado. As estampas apareceram num tropical invernal, outros psicodélicos, além de camuflados geométricos e florestas.

Esse foi apenas o primeiro dia de SPFW. Muita coisa ainda vem por aí e nós estaremos aqui para detectar todas as tendências da próxima temporada para vocês!

Beijos e abraços,

Douglas e Gabriela

Um comentário sobre “Inverno 2012: SPFW, dia 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s