Inverno 2012: linhas de tendência

Com a proximidade das semanas de moda nacionais (Fashion Rio começa no dia 10 e São Paulo Fashion Week no dia 19), é hora de nos aprofundarmos nas tendências que serão trabalhadas na temporada. Há um tempo fizemos o post com a Selma Sudo, representante da Nelly Rodi no Brasil e ela nos explicou de onde surgem as tendências.

Para quem não lembra, aí vai um refresh: as tendências surgem de diversos fatores sociais. Além de o que as pessoas querem consumir, as questões comportamentais influenciam naquilo que amaremos no consumo.
E se todos acreditam que 2012 será um ano de renovação, no meio da moda ocorrerá o mesmo. Segundo os principais birros de estilo, esse será um ano de reestruturação, quando as pessoas reverão seus conceitos e entendimentos de mundo como um todo.

Barreiras devem ser superadas à medida que culturas, estéticas e estilos de vida se colidirão e estarão cada vez mais fundidos. Os atuais e tradicionais conceitos sobre luxo, globalização e tudo o que é tido como padrão promete sofrer intensas mudanças.

Primeiro, pra quem não sabe, vamos explicar o que é uma macrotendência. Um bom exemplo que foi usado uma vez foi o seguinte: uma macrotendência comparada ao dia é as 24 horas. Uma tendência, é uma hora. Ou seja, quando um estilista resolve trabalhar tal tendência, ele pegou uma parte daquela macrotendência como inspiração. Deu pra entender?

As macrotendências dessa temporada são: a supercultura, o gênero indefinido, o novo minimalismo e o neo-natural.

Abaixo falamos um pouco mais sobre cada uma delas.


Esse post surgiu durante uma conversa nossa de como muita gente não sabe de onde surgem as tendências que elas passam a amar de uma hora pra outra e achamos interessante, além de explicar, ligar com o que vem por aí.

Beijos e abraços,

Douglas e Gabriela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s