We ♥ : chás

Faz tempo que não postamos nenhum We ♥, e hoje resolvi retomar a “divisão”.

Quem me conhece bem sabe que se tem uma bebida que eu amo é o chá. Talvez seja porque não bebo nada alcoólico ou por eu me acalmar só pelo fato de beber uma xícara dele.

E essa semana, entrevistando a especialista e teablender Carla Saueressig, me apaixonei mais ainda pela especiaria.

Logo no começo do papo, que rolou numa tenda de chás, Carla disse que o mercado desse tipo de bebida está em expansão no Brasil. Agora os brasileiros estão descobrindo as vantagens dessa iguaria e aproveitando muito ela.

O fato de o chá não ser muito consumido antes se deve à cultura nacional, que ligava o chá a doenças. Muita gente pensava que só quem bebia eram as vovós e os doentes.

No mundo, o chá é a segunda bebida mais consumida, só perdendo para a água. Mas se desconsiderarmos a China (seu berço), Índia e Japão, perde de longe para o café. Até mesmo na Inglaterra, onde existe o tal chá das cinco.

Nem tudo o que chamamos de chá é o que pensamos. Só deveríamos considerar o que vem da Camellia Sinesis, que gera os chás branco, preto e verde (não fermentado). Os de fruta e erva-mate são imulsões.

O nome chá só é falado na China, em países com a língua portuguesa e em parte do Japão. O resto do mundo chama de tea.

A Carla tem uma loja com mais de 250 tipos de chás. Lá, ela trabalha com seus clientes o olfato, transformando o ato de beber em prazer. Além disso, ela presta serviços de harmonização com outras bebidas, como a cerveja e o vinho.

Para terminar a entrevista, ela deixou duas dicas.

A primeira é que quando você receber visitas em casa, ao invés de oferecer apenas um café, é instigar o visitante a pedir um chá. “Quer um café e um chá?” ou Aceita um chá?”.

E a segunda é ótima para o verão. Substitua os sucos, refrigeirantes e afins por um bom chá gelado. Além de ter um sabor super bom, não engorda como os outros se não tiver açúcar.

E aí, a fim de um cházinho?

Beijos,

Gabriela de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s