A arquitetura e a moda

“Todo mundo quer acessar o que é especial” Edson Busin

Começou ontem a semana acadêmica do curso de Design de Moda da Univates, em Lajeado (Lembra que tínhamos falado?). A primeira palestra foi com o diretor de marketing da empresa de móveis projetados Dell Anno, Edson Busin.

Ele falou sobre a relação de moda e arquitetura, além de dar uma aula rápida sobre marketing. Para dar consistência a sua explicação sobre como fazer o cliente desejar as peças, o marketeiro falou sobre as novas tendências do ciclo de consumo, que são: ter mais, saber mais e experimentar mais. Segundo ele, o último ítem é o mais importante. “As pessoas querem sempre o novo.”

Sobre o tema da palestra, ele acredita que a moda se aproveita mais da arquitetura do que o inverso. Como exemplo, usou vários estilistas que fizeram coleções inspiradas em criações de arquitetos, como Gloria Coelho e Balenciaga.

Para ele, uma das marcas que mais consegue unir os dois conceitos é a Missoni, que faz um trabalho incrível em estamparia de tecidos para decoração.

 A marca na moda

A Dell Anno entrou aos poucos no universo fashion. No começo, trocou a imagem de artistas pela de modelos em suas campanhas. Isabelli Fontana, Alessandra Ambrósio e Carol Trentini já posaram para a marca. A próxima estrela será a top Raquel Zimmermann, que fotografará dia 20 de novembro.

Ao mesmo tempo em que isso é vantajoso para a marca, por trazer inovação, beleza e sofisticação à suas campanhas, é complicado por existir a necessidade de sempre atingir um patamar mais elevado. “Agora estamos na Raquel, que é quase o topo. E depois? Como vamos fazer para aumentar ainda mais o nível?”

As conversas com Reinaldo começaram há um ano e meio atrás. A ideia surgiu porque achavam que um profissional da moda contemplaria mais a sofisticação que a marca deseja passar.

Busin acredita que o público apaixonado por moda aceitou bem a ideia porque sabe que ela vai além do vestir. Para ele, arquitetos e decoradores poderiam se aproveitar mais do mundo fashion, principalmente da ousadia.

Ousadia, aliás, que a marca usou num desfile promovido em julho desse ano, dentro de seu depósito, em Bento Gonçalves. No evento, que reuniu 600 pessoas, foram apresentadas peças do estilista criador da estamparia usada na nova linha.

A estampa

O desenvolvimento da estampa durou em média um ano. Busin conta que ele tinha uma ideia ousada, que foi adaptada a algo mais comercial. “Ele queria criar algo em tons de rosa, mas o que mais vende na indústria de mobiliário é o branco”, diz ele, que acredita que as vezes durante a criação deve-se abrir mão de algumas partes do conceito, mas sem perder a inovação.

Assim, criaram três opções de cores para o estilista escolher uma. “Fizemos duas bonitas e uma horrível, assim seria mais fácil de convencê-lo”. Então, optou-se por fazer as duas restantes.

Durante uma reunião, surgiu a inspiração. “Ele mandou buscar um vestido trazido por Pedro – Lourenço, filho do estilista – de Paris, em um brechó.” E foi daí que partiu o trabalho de Reinaldo, que trabalhou nas linhas curvas, com ares de nervuras da madeira.

Trabalhar com o estilista foi tranquilo, apesar de sua timidez. “Gravamos um vídeo para promover a linha e ele pediu para ficar apenas com os envolvidos nas filmagens na sala, de tão envergonhado que é.”

Retorno

Busin diz que o retorno está sendo satisfatório na aceitação dos compradores. Segundo ele, até o produto se firmar no mercado e virar um sucesso entre os clientes finais (aqueles que vão até a loja comprar), leva em torno de dois anos.

O que mais repercutiu foi a mídia gratuita gerada pela parceria. O desfile no depósito deu o espaço para a Dell Anno em grandes revistas como Caras, Quem e Contigo equivalente ao investimento de mais de um milhão de reais se comprassem em publicidade.

Para o diretor de marketing, o sucesso se deve à empresa conhecer bem o público que atende. Para o futuro desse envolvimento com o mundo da moda, novas parcerias, agora com estilistas italianos, devem ser firmadas.

Texto: Douglas Petry

Fotos: Rafael Delfino e divulgação

Agradecimentos: Curso de design de moda da Univates – Lajeado-RS

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