O relacionamento e a individualidade

Estou fazendo uma matéria bem interessante pro jornal que eu trabalho. O tema são casais que, mesmo namorando, não deixam de viver suas vidas privadas, de fazer aquilo que faziam antes do relacionamento.

Hoje pela manhã, conversei com uma psicóloga que vai ser case da matéria. Ela explicou de uma maneira super clara essa questão do “Antes de ser feliz com o outro, tenho que ser feliz comigo”.

Só pra situar vocês, o nome dela é Muriana Muccilo e trabalha como psicóloga aqui em Lajeado, minha cidade.

A Muriana me contou que quando a pessoa pode manter hábitos que ela tinha antes do relacionamento, ela consegue preservar sua individualidade. Isso acaba fazendo com que o desenvolvimento da relação se torne mais tranquilo.

Ela ainda complementou, e disse que no caso de a vida “pessoal” ser anulada, os dois seriam prejudicados. Aquele casalzinho que vive grudado, onde ele faz coisas sozinho e ela não, acreditem se quiser, ainda existe. Isso é uma questão cultural, que vem desde a infância.

Como Muriana falou, antigamente, a mulher era fadada à casa, enquanto o homem tinha seu direito ao social. Quem nunca viu seu avô indo pro carteado, enquanto a vó ficava em casa, cuidando da família e dos afazeres domésticos? E isso vem desde a infância. Vejam como muitas meninas são criadas na ilusão de que só serão plenamente felizes o dia que acharem um marido, tiverem uma casa e filhos. Enquanto isso, os meninos estão pela rua, curtindo momentos de lazer.

O assunto aprofunda bem mais que isso, mas isso deixo pra reportagem que estou fazendo. Postei isso aqui porque achei tão interessante, que queria dividir com nossos leitores.

Abração,

Douglas Petry

Deixe um comentário

