São Paulo Fashion Week / Verão 2012 – Dia 2

O segundo dia de SPFW trouxe um show de feminilidade. Romantismo e sensualidade foram a tônica da maioria das grifes do dia. Destaque para o tropicalismo, que deu o ar da graça. O dia também teve o desfile da primeira grife praia da temporada paulista e da coleção feminina do estilista Alexandre Herchcovitch.

Reinaldo Lourenço

O brilho dos diamantes se mistura com o glamour dos anos 50 e uma pitada de rock no verão de Reinaldo Lourenço. Formas longilíneas conferiram elegância, valorizando o dorso do corpo das modelos.

A alfaitaria trouxe calças cigarrete. Looks com a estrutura de corselets mixados a generosas transparências chamaram a atenção. Ombreiras surgiram na referência ao rock. Os vestidos longos, longilíneos e amplos, em faixas de couro e tecido criaram um efeito de listras (assim como no inverno). Alguns recortes apareceram inspirados na lapidação dos diamantes.

Cetins, gabardines, algodões, couro e organza foram destacados com o brilho. Na cartela de cores, rosa, verde esmeralda, azul, lilás, preto e off-white.

Movimento

A Movimento levou para sua passarela do SPFW o movimento das cores. Em uma parceria exclusiva com o artista plástico George Barbosa, conhecido no meio cultural de Pernambuco, as peças vinham com estampas pintadas a mão.

As modelagens eram democráticas. As calcinhas de cintura alta tinha um ar vintage e vinham combinadas com tops em tecido ou peças de beachwear.

Os maiôs ganharam espécies de saias curtas. Alguns modelos vieram com fendas e cavas declaradas, ou recortes arredondados.

A estamparia recebeu pássaros, flores em traços delicados e listras, numa construção que remetia à cestaria.

O pós-praia veio num contraste de leveza e fluidez com shapes mais encorpados, em materiais como o linho ou o Piquet. Cinturas altas marcadas por cintos também apareceram. Bolsas e shopping bags vieram em tecidos com as mesmas imagens da coleção e trabalhos em palha.

Alexandre Herchcovitch (feminino)

O verão das meninas de Alexandre Herchcovitch veio delicado e sofisticado. Os tecidos de ar vintage e as silhuetas bem elaboradas deram a tônica dos anos 40, 50 e 60.

Superfícies com cortes e construções apareceram lembrando o avesso da roupa, inclusive com detalhes em corte a fio.

Vestidos tinham recortes que lembravam combinações de calças e camisas em cortes tipo bermudas. Destaque também para os que vieram em linhas retas, com as cinturas marcadas e brincadeiras com faixas e nós, num trabalho minucioso de bordados de flores em cristais e guipires.

Bodys tipo corselets apareceram combinados com saias evasês com pregas diagonais.

A seda se misturou com o algodão, malhas e outros tecidos nobres. Na tabela de cortes, rosa, baunilha, bege e azul claro foram pontuados por preto e vermelho.

Cori

Em seu verão a Cori buscou no tênis e em toda a trajetória do esporte no século XX. Isto gerou um verão com imagens minimalistas, urbanas e levemente gráficas. A cartela de cores veio basicamente composta de off-white, nude, preto, vermelho, turquesa e verde-limão.

A alfaiataria veio com blazeres de várias formas e tamanhos. Alguns curtos e quadrados contrastaram com os longos e boyfriends. As calças vieram secas, curtas e com pregas, feitas de fibras naturais e tecnológicas. O linho e o algodão se misturaram á viscoses, ganhando um efeito plastificado, além de desenhos em recortes a laser.

Os vestidos tinham um perfume dos anos 20. Os tops eram mais soltos, as cinturas deslocadas e o comprimento longuete. As pregas apareceram aqui também.

Os tricôes apareceram super leves, com listras e transparências. Saias e short-saias receberam fechamento tipo envelope na frente do corpo.

Iódice

A Iódice se inspirou na primavera em sua coleção. Os shapes são para todos os gostos, que vão dos longos e fluidos aos mais curtos e ajustados, até às saias mais evasês. As costas e ombros se revelavam através dos decotes em v e recortes geométricos. Na alfaiataria, calças e macacões ganharam fendas generosas.

A transparência veio acompanhada de movimento, leveza e brilho, remetendo à feminilidade. Peças apareceram em tecidos nobres, como malhas de jérsei e jaquard com aplicações de renda guipire.

Na estamparia, tulipas apareceram em meio a uma explosão de cores, com efeito óptico, sobre tons azuis, brancos e lima.

Jefferson Kulig

O estilista Jefferson Kulig buscou inspiração na trama para sua coleção de verão. Disto, o que se viu na passarela foram peças com volumes que vinham de pregas estratégicas, com trabalhos de texturas e materiais contrastantes.

Saias, blusas e casacos apareceram feitos de borracha high tech, contrastando com tricôs hand made e outras texturas artesanais.

Para as calças o estilista desenvolveu um tecido tecnológico, que chamou de TK-Jacquard.

Na estamparia, tramas ampliadas e cavalos. A cartela de cores veio composta de branco pontuado por preto, prata e lima.

Triton

Uma das marcas de pegada mais jovem da indústria da moda brasileira, a Triton, resolveu apostar na tropicalidade do país em sua coleção de verão 2012. Isto foi traduzido na estampa tropical (que apareceu na Prada e se disseminou no Fashion Rio) de folhas, flores e pássaros. Vestidos e casacos ganharam a estampa.

Na cartela de cores, verde-folha, amarelo, bege, violeta, coral, azul-royal e branco deram o tom á coleção e receberam, em alguns pontos, efeitos metalizados.

Os shapes vieram femininos na medida certa. Plumas ganharam grande destaque na coleção, dando um interesse maior ao look. Os ombros chama atenção com os casaquetos estruturados.

Entre os tecidos, destaque para a seda. E nos pés, assim como o Cantão já fez, um coturno com cara de verão.

Disso tudo, o que será que vai parar nas lojas?

Texto: Douglas Petry

Vídeos: youtube.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s