Fashion Rio – Primavera Verão 2010/2011 – Dia 1

Até o dia primeiro de junho, 34 grifes nacionais vão desfilar as tendências da primavera/verão no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A Blue Man, que volta ao calendário de moda, é a exceção, apresentando sua coleção no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana.

As grifes British Colony, Oestudio e Isabela Capeto retornam ao Rio de Janeiro, já a paulista Triya faz sua estréia na temporada carioca.

Com diferentes inspirações as grifes vão passear por temas como catástrofes naturais, caso da Mara Mac, passando por responsabilidade social, a exemplo de Walter Rodrigues, e chegando ao céu, como o Cantão.

As modelos Ana Claudia Michels, Raica e Theodora Richards, filha do ‘Rolling Stone’ Keith Richards, marcarão presença nas passarelas.

Shows da banda canadense Dragonette e do Quinho chamarão atenção aos desfiles da Aüslander e da Totem.

A jornalista e ex-modelo Fernanda Lima vai estrear como modelo no Cantão.

Para marcar os 100 anos do Cais do Porto, local do evento, exposições fotográficas acontecerão.

Walter Rodrigues

Com um Casting formado apenas de modelos negras, Walter Rodrigues levou uma África Chique para a passarela, passando, por exemplo, por roupas estilo Safari. Com formas simples e retas, cumprimentos curtos em saias, vestidos, até com modelagem de t-shirt, e calças, cores neutras, como marrons, areia e marinho, o estilista fugiiu de tons vibrantes, característica do local de inspiração.
Estamparia composta por xadrez, flores, camuflados, listras verticais, horizontais e diagonais, numa composição remetendo às pinturas corporais, contrastaram com modelos lisos, que muitas vezes foram usados em composições bicolores. Shorts conjuntos com blazeres, vestidos chemises, tubinhos e “tipo A” eram feitos de crepe, seda, algodão, malha fluída e, até mesmo, brocados sobre palha.
Os acessórios eram chapéus de “palha pet”, feitos com material reciclado, carteiras coloridas, sapatos com solado de madeira e couro píton, e colares e pulseiras de contas coloridas. Em parceria com uma cooperativa de Pernambuco, Walter também compôs peças com fuxicos.

Nica Kessler

Inspirada em Miami Beach e Art DecôNica apresentou em sua passarela vestidos supercurtos, saias de cintura alta, justos, tops e vestidos tomara-que-caia e ombro só, assim como os maiôs, além de macaquinhos e macacões.
A Arte Decô aparece em estampas gráficas. Azul e listras em branco e marinho remetem ao náutico, algumas vezes sendo usados no patchwork com tecidos lisos. As transparências apareceram em detalhes, como mangas e babados. Detalhes como babados enriqueciam as peças e vestidos com recortes nas costas chamavam a atenção.
A tabela de cores era composta de vermelho, amarelo,laranja, rosa Pink, turquesa, verde água e off-White. Destaque para o esmalte azul-esverdeado usado pelas modelos, o “Acqua”, que foi criado pela própria estilista, com inspiração no céu e no mar carioca.

Mara Mac

A destruição da natureza pelas catástrofes e a reconstrução inspiraram a primavera/verão da Mara Mac. O desfile foi dividido em duas partes, marcados pela queda de cubos que estavam suspensos na passarela.
Na primeira parte sobreposições em preto e branco com peças polidas em vestidos assimétricos e fluidos e na segunda, tons de palha, verde e vermelho nas barras, num tingi mento que lembrava “queimados”.
Vestidos de modelagem geométrica ganharam recortes vazados, que permearam toda a coleção. Macacões sem cintura marcada, com cavas esportivas e que se afinam na parte de baixo, conjuntos de blazeres com shorts ou calças com modelagem de alfaiataria e vestidos de linha reta e cavas pronunciadas, marcas registradas da estilista, também apareceram, além de saias-lápis e pantalonas transpassadas de barras coloridas.
Transparências apareceram nas barras de bermudas e calças, dando a ótica de terem comprimentos menores e também, algumas vezes, cobrindo os recortes.

Salinas

Biquinis cheios de detalhes, franzidos e amarrações representaram o encontro das praias da Bahia e de Cuba, inspiração da grife Salinas para o verão 2011.
As calcinhas vieram com modelagem ampla, algumas de cintura alta, as alças mais largas, com amarrações que podem ser customizadas por quem as usa e os maiôs de modelagem sarongue, tomara que caia, engana mamãe ou com cavas esportivas.
O preto se juntou ao branco, amarelo ou vermelho e se misturou com estampas bem coloridas, flores, abacaxis, bananas e paisagens tipo “cartão postal”. As listras estiveram presentes na cintura ou nas alças, além dos paetês coloridos e calcinhas franzidas nas laterais, que criaram detalhes interessantes.

R. Groove

A primeira grife masculina a desfilar na edição de verão do Fashion Rio apresentou muitas cores e flores. A tabela tinha branco, nude, cinza, azul marinho, até rosas.
Estampas florais apareceram em bermudas e detalhes tipo patchwork em blazeres e blusas. O patchwork, aliás, esteve presente em boa parte da coleção. Apareceu também em composições de lisos, modelos bicolores ou tricolores de bermudas e shorts. Ainda na estamparia, figuras de “smiles” e de folhas de maconha apareceram em muitas peças.
A alfaiataria contrastou com peças esportivas com cadarços e calças de cintura alta ou jeans. Os tops justos e blazeres desconstruídos marcaram e destacaram a silhueta.

Acquastudio

Os vestidos curtos, justos e corpetes de renda usados com calça foram a base para o “estudo de volumes” apresentado pela estilista Esther Bauman.
As formas elípticas foram sobrepostas sobre os volumes, assim como camadas de tecido em forma de dobraduras, rolos e escamas.
A tabela de cores vai do branco e off-White aos tons cítricos de amarelo, coral e Pink.
A sandália de verniz vanilla com salto grosso e plataforma de acrílico, desfilada pelas modelos, foi desenvolvida em parceria com Fernando Pires.

Texto: Douglas Petry

Fotos: reprodução

Vídeos: globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s