Punk sem ser caricato

O movimento punk surgiu nos EUA na década de 70. A banda The Ramones foi a grande repercursora do novo estilo que foi contra padrões estabelecidos e, mais tarde, se tornou referência mundial.

Ele é um revivalismo da cultura rock and roll e do estilo greaser, que era um dos maiores sucessos da época.

Na moda, teve seu estilo difundido pela estilista Vivienne Westwood, que vestiu as primeiras -e mais tarde as principais- bandas de punk da Inglaterra, com sua loja, a Sex.

Em 2010, 40 anos depois, o estilo punk, que sempre marcou presença no mundo fashion, volta com força total. Prova disso é que grandes grifes como a Cavalera, Ausländer e Alexandre Herchcovitch, apresentaram coleções com elementos característicos dele.

O estilo é caracterizado por couro, tachas, preto, alfinetes (que na década de 70 eram usados como tachas e piercings), jeans rasgados e desbotados, calças justas, botas pesadas e jaquetas.

Embora combine mais com dias chuvosos e frios, o estilo se adaptou ao clima tropical surgindo em forma de peças curtas, como shorts e vestidos, e sandálias, desde as de dedo (flip flop) até as mais sofisticadas, com tachas de verdade.

Veja abaixo uma seleção de produtos que representam a estética punk.

Para não ficar caricato:

Um dos maiores riscos da tendência é o da pessoa ficar caricata, parecendo uma personagem de filme do gênero. Para isso não acontecer, algumas dicas são bem importantes:

  • · Não use peças desse estilo ao mesmo tempo.
  • · Equilibre as peças de estética punk com roupas mais “comuns”, como por exemplo: se for usar uma calça rasgada ou desbotada demais, evite roupas escuras, de couro, com tachas, etc.
  • · Quebre o ar carregado do punk com peças opostas. Vale usar, por exemplo, um vestido romântico, algo mais leve ou divertido. Camisetas com estampas divertidas e diferentes ficam ótimas com jaqueta de couro.
  • · Tire o ar carregado colocando peças coloridas. Pode ser desde o acessório até o top ou bottom. Eles vão tirar a essência pesada do estilo.

Confira abaixo algumas opções de looks inspirados no punk.

Texto: Douglas Petry

Fotos: reprodução

Arte: Douglas Petry

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s