O protocolo de segurança da cirurgia plástica

A cena já se repetiu diversas vezes. O paciente faz a cirurgia plástica e sai ou em coma ou sem vida da mesa de cirurgia.
O caso mais recente no Brasil foi com a jornalista Lanusse Martins, que morreu no pós operatório de uma lipoaspiração.

Visando evitar casos como esse, a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM), decidiu criar um protocolo de segurança para as cirurgias plásticas.
O protocolo já é usado com sucesso por vários países e é como um checklist. Nele podem conter orientações de exames pré-operatórios, condições do local, indicações cirúrgicas, anestesia e atendimento pós-cirúrgico.

O projeto, que pretende ser implantado junto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) , pretende coibir práticas irregulares e suspeitas, como já é feito pelo CFM, por meio da câmara técnica em parceria com o Ministério Público.

Cursos que qualificam os profissionais do meio também serão monitorados. Segundo Antonio Gonçalves Pinheiro, coordenador dos trabalhos, é impossível que em um curso de um dia da parte teórica e dois da prática, como se vê muito por ai, o cirurgião esteja qualificado para realizar uma cirurgia dessas. E acrescenta que, a maior parte dos casos com complicações, é realizado por esse tipo de médico.

Segundo Antonio, tanto médico quanto paciente devem ter consciência do risco que uma cirurgia como essa traz. Para o risco ser ínfimo perante o benefício, deve haver um exame pré-operatório criterioso e um local adequado com recursos de todos os procedimentos para atender qualquer emergência.

TEXTO: Douglas Petry

FOTO: Reprodução

Site It, sempre muita novidade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s