Os direitos e deveres do consumidor na hora da troca

Desde o dia 26 começou a corrida pela troca dos presentes de natal.

Ninguém quer ficar guardando aquele presente que não serviu, ou então, que não faz seu estilo e não vai usar. Portanto, preste atenção nos direitos e deveres que o consumidor tem na hora de trocar este produto, para que o presente não se torne uma bomba em suas mãos.

As lojas não são obrigadas a trocar mercadoria sem defeito. Portanto, se a roupa não serviu, ou você não gostou do modelo ou da cor, vai depender da política do estabelecimento para que a troca ocorra ou não.
Embora não seja dever, a maioria das lojas efetua a troca. Geralmente o prazo dado para esses casos é de 30 dias (mas varia de estabelecimento para estabelecimento), enquanto os produtos com defeito, tem o prazo de 90 dias.

Cuidado para o presente não virar uma bomba nas suas mãos!

A troca acaba se tornando uma estratégia de vendas para a loja, que sabe que um cliente que vai efetuar uma troca, pode acabar levando outro produto.

As trocas aos sábados -no caso de produtos sem defeito- é polêmica. Muitas lojas não efetuam trocas nesse dia. Segundo o PROCON a loja tem esse direito, já que o estabelecimento faz essa troca por livre vontade.
Já os produtos com defeito, esses podem ser trocados aos sábados, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Quem fez as compras pela internet, tem um direito extra. O comprador pode desistir da compra em até uma semana após o recebimento do produto.
É o chamado direito de arrependimento. Isso existe pois, como o consumidor fez a compra fora do estabelecimento, portanto, não viu o produto, tem o direito de troca, caso ele não seja tudo o que ele esperava.

TEXTO: Douglas Petry

FONTE: Sophia Camargo

FOTO: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s